Como investir em Bitcoin

Entendendo as várias maneiras de investir em Bitcoin

 

Você poderia e deveria investir em Bitcoin? É uma questão difícil e depende do seu apetite por risco.

 

Bitcoin é muitas vezes apontado como uma moeda eletrônica que irá mudar o mundo, mas também é um tipo altamente volátil de ativos financeiros. De fato, muitos governos não o reconhecem como uma moeda. Apesar dos muitos comerciantes agora, com exceção do bitcoin, grande parte da atividade em torno do bitcoin vem de traders esperando ganhar dinheiro com flutuações em seu valor.

Um ativo volátil

Essas flutuações podem ser dramáticas. Em abril de 2013, o mundo engasgou quando o valor dos bitcoins saltou de cerca de US $ 40 no mês anterior para US $ 140. Até o final do ano, seu valor subiu para mais de US $ 1.000. No momento da escrita, o valor caiu para cerca de US $ 300 por bitcoin.

Quando há flutuação em uma moeda, há muito dinheiro a ser ganho – e perdido.

Existem várias maneiras de adquirir bitcoin, embora a forma mais simples de comprar o ativo em grandes quantidades é registrá-lo com uma troca e comprar bitcoins usando moeda fiduciária.

As trocas podem ser complicadas, porque muitas delas provaram ser pouco confiáveis, especialmente nos primeiros dias do bitcoin. Após o colapso do Mt Gox, uma das primeiras e maiores trocas de bitcoin no ano passado, as coisas começaram a melhorar no mundo do câmbio.

 

Como investir em Bitcoin

 

A Coinbase , que fornece uma carteira on-line de bitcoins e foi uma das primeiras beneficiárias de financiamento de capital de risco no mundo bitcoin, lançou sua própria bolsa regulamentada em janeiro de 2015, destinada a usuários dos EUA.

No Reino Unido, a Coinfloor é uma bolsa de bitcoin baseada na cidade de Londres, que permite aos usuários trocar bitcoins usando libras esterlinas, euros, zlotys poloneses e dólares americanos.

O Canadá viu duas supostamente confiáveis ​​trocas de bitcoins fechando suas portas nos últimos tempos. A Virtex fechou as portas depois que as credenciais do usuário foram comprometidas, e os fundadores da bolsa canadense Vault of Satoshi também fecharam a bolsa. Ainda em pé é QuadrigaCX , com sede em Vancouver.

Comprar e segurar

Muitas pessoas investem em bitcoins simplesmente comprando e mantendo a criptomoeda. Essas são as pessoas que acreditam na prosperidade a longo prazo do bitcoin, e vê qualquer volatilidade no curto prazo como pouco mais que um pontinho em uma longa jornada.

 

Posições Longas

Alguns investidores querem um retorno mais imediato, comprando bitcoin e vendendo-o no final de uma alta de preços. Existem várias maneiras de fazer isso, incluindo confiar na volatilidade da criptomoeda por uma alta taxa de retorno, caso o mercado se mova a seu favor. Vários sites de comércio de bitcoin também existem agora que fornecem negociação alavancada, na qual o site comercial efetivamente lhe empresta dinheiro para aumentar seu retorno. Magnr é um desses exemplos.

Venda a descoberto

Especialmente durante uma bolha de bitcoin, algumas pessoas podem querer apostar na queda do valor do bitcoin. A venda a descoberto de um ativo envolve o empréstimo do ativo a um determinado preço (US $ 100, por exemplo) para que você possa vendê-lo a outra pessoa pelo mesmo preço.

Então, se o ativo diminuir de valor (digamos para US $ 50), você pode comprá-lo de volta pelo preço mais baixo para devolvê-lo ao seu credor. Você lucra com a diferença entre o preço original quando empresta o ativo e o preço mais baixo quando o compra para pagar o credor.

Você pode usar shortcoin via plataformas de negociação como Bitfinex , que encontra credores dispostos a dar bitcoins por um certo período. Você também pode usar sites de negociação de derivativos.

É claro que há sempre o perigo de o mercado se mover contra você, e você pode acabar perdendo o dinheiro que você colocou. Qualquer trader deve entender os conceitos de alavancagem e chamadas de margem antes de considerar uma estratégia de shorting.

 

Aprenda também: Como investir em Bitcoin com pouco dinheiro

 

Entendendo o risco

É importante perceber que o bitcoin é um ativo volátil por um motivo. Ainda é um ativo relativamente novo, e até mesmo as plataformas de negociação que o suportam só amadureceram de forma significativa no segundo semestre de 2014.

Não há muita liquidez no mercado de bitcoin, relativamente falando, o que significa que o volume de atividade de negociação é relativamente baixo. Quando a liquidez é baixa, a volatilidade é alta. Alguns dos gigantes do mundo do bitcoin também possuem quantidades significativas da criptomoeda, o que significa que eles podem mover o preço com relativa facilidade, negociando grandes quantias em um curto período.

Tudo isso torna o mercado de bitcoins relativamente irracional. Negociar em mercados irracionais é perigoso porque eles podem se mover contra você por razões difíceis de antecipar ou até mesmo entender.

Nada disso significa que você não deve investir em bitcoin, mas é extremamente importante que você saiba o que está fazendo e que não invista mais do que pode perder. É considerado um investimento de alto risco, o que significa que deve representar uma parte relativamente pequena de sua carteira de investimentos, caso você decida investir.

Deixe uma resposta